Delicious LinkedIn Facebook Twitter RSS Feed

Se as escolas nos mandassem ler esses livros...



           É comum depararmos com uma frase que nos identifiquemos ou que nos fazem pensar. No livro “Querido John” encontrei várias dessas frases. E uma dessas frases que encontrei nesse livro me inspiraram para escrever esse post. A frase é a seguinte:  

“Acho, que se as escolas nos mandassem ler esses livros nas
aulas de literatura, teríamos muito mais leitores no mundo.”

           No paragrafo em que retirei essa frase, John estava dizendo que no exército, há muito tempo para ler, e que ele gostava muito dos livros de Stephen King e Carl Hiaasen. Nunca ouvi falar de um dos dois escritos, então não sei se suas histórias são realmente boas.  
           Lembro que desde de pequena sempre adorei ler histórias. Antes de aprender a ler, fazia meus pais lerem histórias para mim sempre. Meu pai quase sempre comprava livros novos pra mim. Eram uns livros de histórias infantis que se tinham 7 páginas era muito e, em cada página havia uma frase. Até hoje tenho esses livros. E são muitos. Quando aprendi a ler, na escola começaram a me pedir para ler uns livro que, na minha opinião eram muito chatos. Esses livros fizeram com que eu perdesse o meu gosto pela leitura e por histórias. Ler virou uma coisa massacrante e entediante. Eu realmente odiava ler nessa época. No inicio do segundo seguimento do Ensino Fundamental, uma conhecida em mandou doze livros. Quando minha mãe chegou em casa com os livros eu surtei. Disse que não leria livro algum., que era muito chato ler e essas coisas. Ela disse que não custava nada tentar ler e que se eu não gostasse poderia parar. Comecei lendo “Tudo por um Pop Star” da Thalita Rebouças e não parei mais. Hoje se não tiver um livro para ler fico maluca. Onde vou levo um livro e sempre que tenho uma oportunidade leio.  
           E foi por isso, que me identifiquei com essa frase.  
           Na minha opinião, as escolas deveriam deixar os alunos escolherem os livros que querem ler. Assim, eles escolheriam o livro que lhes interessarem e se interessariam mais.
As escolas querem incentivar a leitura aos alunos, mas com esses livros chatos só fazem com que eles odeiem mais ainda. Se os deixassem a escolher o livro eles ficariam mais interessados e quem sabe não pegassem o gosto pela leitura?
           Mas não são só as escolas que devem incentivar os aluno, os pais também devem incentivar-los. Desde de pequena meus pais me incentivaram e acho que é por esse motivo que hoje gosto tanto ler. Não adianta só os pais incentivarem, os filhos também precisão fazer suas parte.
           Quando a pessoa não gosta de ler, não tem jeito mesmo. Mesmo a escola, os pais e a família incentivando. Por exemplo, a minha irmã, nossos pais vivem falando que tem que ler e essas coisas e eu pego muito no pé dela para ler também. Mas mesmo assim ela não gosta nem um pouco de ler e nem de ouvir as histórias. Acho que é porque ela é inquita. O que me faz chegar a uma conclusão: pessoas inquietas não gostam de ler. E por que não gostam de ler? Porque leitura é uma atividade parada e pessoas inquietas não conseguem ficar paradas. Tosco, não? Mas essa é a minha opinião.
           Então, é isso. Espero que tenham gostado e que comentem o que acharam do post e o que acham sobre os livros que as escolas nos pedem para ler.  

xoxo

2 comentários:

J. Justen. disse...

Concordo plenamente, acho que se depender dos livros que as escolas mandam ler, ninguém iria gostar de leitura !

Unknown disse...

Concordo com você, essa mania de achar que livros bons são somente antigos é meio preconceituosa, porque não colocar nos vestibulares livros atuais? A coisa muda, o tempo passa, se atualiza, qual é o custo disso atualizar também, não é mesmo? Sim, há livros antigos de histórias lindas, mas há livros atuais com história tão boas quanto as antigas e de temas diferenciados!

Na minha escola os alunos que vão escolher o livro! FJDSOAFJASO.
XOXO, Izabela Cristina.
Blog Diamonds

Postar um comentário